O que é o Yoga Aéreo?
- Obter link
- Outras aplicações
Se procura ter um momento só para si entre o “Ar” e a “Terra”, elevando corpo e mente, a prática de Aero Yoga, Flyfit, Yoga Suspenso®, Antigravity®, é a modalidade certa. Uma atividade dinâmica e lúdica.
Mas, o que é o Yoga Aéreo?
O Yoga Aéreo é uma mistura de Yoga tradicional, Pilates e movimentos de dança, também com a possibilidade de trabalhar a pares, como no AcroYoga.
Existem várias denominações para a prática do Yoga Aéreo, sendo que algumas são marcas registadas. Todas elas são praticadas de uma maneira segura e estável, num pano ou tecido denominado de “hammock”, suspenso. Tão resistente como envolvente, o tecido permite elevar-se sem riscos (estamos a 1 metro do chão), executar posturas acrobáticas coreografadas e desafiar as leis da gravidade, e tudo isso logo desde as primeiras sessões.
Como funciona uma aula?
É transportada no ar, trabalhando a sua postura, a coordenação, a respiração e isso em harmonia com o espaço. O movimento é libertado. Todo o corpo é solicitado.
Existe uma dinâmica durante toda da aula, que geralmente é coreografada, mas também a parte das técnicas de respiração e relaxamento tão importantes na prática do Yoga.

É o mesmo que o Pilates suspenso?
O Pilates suspenso segue os mesmos princípios que fazem parte do Método Pilates, com objetivo de garantir os mesmos benefícios. Porém, por serem realizados nos tecidos, as aulas de Yoga Aéreo tornam-se mais dinâmicas e desafiadoras.

Quais são os benefícios do Yoga Aéreo?
- São inúmeros os benefícios da prática do Yoga Aéreo:
- Ganho de controlo do corpo;
- Elasticidade e flexibilidade;
- Liberta as tensões do corpo;
- Melhora a digestão;
- Traz dinamismo;
- Estimula a circulação sanguínea;
- Ajuda a reduzir as dores nas costas e articulações;
- Aumenta a força mental;
- Combate o stress e a ansiedade;
- Ajuda a recuperar a calma e a paz interior;
- Melhora o sono.
Quem pode praticar Yoga Aéreo?
É uma disciplina ao alcance de quase todos.
Terá de ter em conta algumas contraindicações que deverão ser informadas antes do início da prática:
- É recomendado nunca praticar sozinho sem primeiro ter tido aulas com um professor, que irá explicar todas as medidas de segurança, contraindicações e dicas, para uma prática segura;
- A roupa também é importante. Praticar com roupa apertada. Evitar camisolas sem alças para não criar irritação nas axilas. Não usar bijuteria, e praticar descalço ou com meias antiderrapantes.
Resumindo:
- O Yoga Aéreo é uma atividade muito gratificante porque rapidamente temos a satisfação e o prazer de desafiar os nossos limites;
- Mal os pés saem do chão, desenvolvemos uma consciência diferente do corpo no espaço, livre dos efeitos da gravidade;
- Além da diversão (parece que estamos a voar!), é uma atividade muito completa que requer a utilização de músculos geralmente não utilizados;
- Com a ajuda do tecido e da gravidade, podemos explorar o corpo, flutuando e fazendo movimentos fluidos, criando espaço entre as vértebras, sem comprimir as articulações e a coluna vertebral;
- A sua prática relaxa articulações, tranquiliza a mente, constrói núcleo-força e deixa a sensação de corpo integrado;
- Algumas posturas mais difíceis, nomeadamente invertidas, tornam-se mais fáceis de serem realizadas;
- Se procurar sair da sua zona de conforto, esta é a atividade certa: desafiante, divertida, interessante e muito completa.
Comentários
Enviar um comentário