Vivência - Informação - Comemoração

 



"Explora a vida e o mundo, cria vivências e aprenda com elas. São elas que dão significado à nossa vida.”

Vivência

A palavra “vivência” tem como interpretação nos dicionários: “o processo ou a manifestação de estar vivo, experiência ou modo de vida.” Tendo eu um modo de vida baseado na saúde do corpo e da mente, foi um privilégio para mim ser convidada a partilhar as minhas “vivências” no Simply Flow. Site de referência neste momento na área de saúde, com partilha de informação credível e do máximo interesse para todos, fui convidada há cerca de um ano e meio para começar a escrever artigos relacionados com a área em que trabalho, nomeadamente Yoga.

A experiência de pôr num papel toda a informação que eu possuí, desafiou-me e fez me sair da minha zona de conforto. Passar o conhecimento por escrito pode tornar-se limitativo para quem gosta de passar a informação verbalmente. Mas, aceitei o desafio de passar no papel o que eu considero conhecimento, informação e aprendizagem.

Informação

Por muita aprendizagem teórica, muito conhecimento de cultura geral que possamos ter, é o conjunto entre as nossas experiências, a nossa sensibilidade e a forma como vivemos cada acontecimento da nossa vida, que traz a verdadeira sabedoria e testemunhos válidos e credíveis na partilha da informação.

Atualmente, temos todos acesso a muita informação devido à expansão da Internet e dos meios de comunicação acessíveis a todos. Infelizmente, nem toda a informação é válida e nem sempre conseguimos ter o discernimento e a sensibilidade para questionar toda a informação que lemos. Os tempos que passamos são muito conturbados, mas é com toda a certeza a oportunidade de pararmos como Seres Humanos ocupados que somos, para termos um olhar mais interno, mais questionável sobre tudo o que está a nossa volta, sobre nós, o nosso modo de viver, a nossa maneira de sentir, de interpretar e validar. Um tempo de introspecção que nos leva à aceitação, à mudança, à gratidão e comemoração.

Comemoração

Sim, comemorar estes 4 anos que o Simply Flow nos trouxe temas tão importantes em saúde mental, física, alimentação e bem-estar de um modo geral. Tempo para comemorar sim, por que comemorar é sentir gratidão, o sentimento mais poderoso que possuímos para retribuir todo o carinho, empenho, dedicação e amor de todas as pessoas envolvidas num projeto.

Sinto me grata por participar neste projeto inovador e por terem confiado no meu conhecimento e profissionalismo.

Trabalhar com saúde de um ponto de vista holístico, implica uma maneira diferente de olhar para a vida, para os factos, para aquilo que nos é incutido na nossa educação. Implica um olhar diferente para nós mesmos.

Ao escrever para o Simply Flow, espero passar informação importante, dados e conhecimentos adquiridos não só na teoria, mas também com uma vivência forte adquirida no dia-a-dia com a partilha de todos os que se cruzam no meu caminho, sejam eles alunos, pacientes ou amigos.

Antes de ser uma professora ou uma terapeuta, eu também sou uma aluna e paciente. Aprender para ensinar, curar para ser curado.


Cristina Luis Coelho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dores articulares na menopausa, são normais?

Os beneficios do Treino da Fáscia

Yoga: Preparar o sistema imunitário para o Inverno