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Como mexer o corpo pós-COVID-19?

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  NOVEMBRO 6, 2021 /  POR  CRISTINA LUÍS COELHO Desde da sua chegada que o vírus Sars-CoV-2 tem causado imensos sintomas, patologias associadas e mortes. Todo um cenário para o qual não estávamos preparados a nível de resposta terapêutica. Desde casos muito graves até aos mais leves, neste momento todos têm ou vão ter diminuição da capacidade funcional, como complicações físicas, cognitivas e emocionais. Estamos a falar da Síndrome pós-COVID-19, uma doença multi-sistémica crónica. Os doentes pós-COVID-19 podem ficar com sintomas durante vários meses após a infeção. Segundo um grupo de pesquisa brasileiro, existem mais de 210 sintomas diferentes. Alguns sintomas apresentados por pessoas que tiveram COVID-19:  Fadiga; Dispneia; Cefaleia; Mialgia; Queda de Cabelo; Alterações cutâneas; Tosse; Vertigens; Cansaço após o exercício físico; Dificuldades de linguagem, concentração, raciocínio e memória; Distúrbios do sono; Depressão; Ansiedade. O que fazer? Qualquer situação de saúde, principalm

Os beneficios do Movimento Conciente

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  Os benefícios do Movimento Consciente OUTUBRO 9, 2021 /  POR  CRISTINA LUÍS COELHO Durante a pandemia, fomos desafiados a alterar as nossas rotinas, a questionar o nosso trabalho, e muitas vezes tivemos de nos reinventar, pondo em causa tudo aquilo em que acreditávamos ou conhecíamos como “garantido”. No meu caso, como Terapeuta que trabalha com as mãos, o toque, o contacto físico com os pacientes, vi-me limitada a ajudar as pessoas apenas com aulas de Yoga e Pilates através de um ecrã. Mundo novo, contraditório de tudo aquilo que foi sempre a “minha realidade”: o toque, o corrigir, a mão que cura, a mão que dá apoio e reconforta. Então reinventei-me.  Sendo que na Osteopatia trabalhamos muito com o Sistema Fascial manualmente, comecei a pesquisar como poderia trabalhar esse sistema todo de “maneira virtual”, movimentando a fáscia de maneira à pessoa conseguir “tratar-se” e aliviar dores regenerando o corpo e permitindo, dessa maneira, ganhar novamente saúde e bem-estar. E, esta nova

Yoga: Preparar o sistema imunitário para o Inverno

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  Nesta fase que estamos a viver de Pandemia Mundial, onde nos é pedido para lidar diariamente com um vírus, torna-se importante reforçar o nosso sistema imunitário. Se o desporto é recomendado para esse efeito, a prática de Yoga é particularmente conhecida por fortalecer o sistema imunitário de forma estável. Existem vários estudos que apontam que o Yoga permite reduzir as reações inflamatórias do sistema imunológico, que são causadores de problemas crónicos. O que é o sistema imunitário? O sistema imunitário  é o sistema de defesa do corpo humano contra doenças . É sobre o potencial do corpo em se defender de substâncias que ameaçam sua saúde e sobrevivência. Um sistema imunitário saudável terá maior probabilidade de combater adequadamente infecções (bactérias, fungos, vírus, parasitas), cancro e a presença de um corpo estranho. No entanto,  o seu estilo de vida influencia directamente a sua saúde e a do seu sistema imunitário . São vários os estudos epidemiológicos que comprovam que

União do corpo, da mente, das emoções e do espírito

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  Como professora de Yoga, tenho utilizado muito nas minhas aulas a expressão “União do corpo, da mente, das emoções e do espírito”. Menciono-a quando defino o Yoga e aquando da execução dos Asanas (posturas). Mas, agora que tudo parece estar caótico à nossa volta, como é que eu posso sentir essa “União”? E, afinal, o que é que essa expressão significa? A saúde passa por essa união? Saúde e Yoga Hoje em dia, o  conceito de saúde  define-se de uma maneira mais positiva do que no passado. Enquanto antigamente para se ser saudável bastava não padecer de nenhuma doença, hoje “a  saúde não é só ausência de doença ou enfermidade, mas também um estado de bem-estar total físico, mental e social ”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este conceito sofreu um grande desenvolvimento e a própria OMS incentiva os Estados a  trabalhar no sentido da prevenção e da regulamentação de um ambiente adequado para a vivência da saúde em toda a sua plenitude . Quando pratica Yoga vai eliminando todo

Como ter um pavimento pélvico saudável?

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Independentemente de chamá-lo de pavimento pélvico ou períneo, como mulher, geralmente descobrimos esse grupo muscular no momento da gravidez e, às vezes, apenas no parto, quando nos dizem que ele rasgou ou que teve de ser cortado. Não sabemos muito o que fazer com ele, como fortalecê-lo. Ouvimos falar dos exercícios de Kegel, tentamos contraí-lo sem ter muita certeza daquilo que estamos a fazer. Já os homens acham que não é assunto para eles, acreditando que é apenas uma história de mulheres, mas  eles também têm um. O que é o pavimento pélvico? Sem entrar em detalhes anatómicos,  é um grupo de tecidos, músculos e ligamentos que formam o “pavimento” da pelve .  Qual a função do pavimento pélvico? Tem várias funções: micção, defecação, continência, suporte (postura) e funções sexuais e reprodutivas.  Diversas funções, portanto, diversas possibilidades de disfunções. Frequentemente ouvimos falar sobre incontinência, especialmente após o parto, mas algumas mulheres sentem dor durante o s

O que é o Yoga Aéreo?

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  Se procura ter um momento só para si entre o “Ar” e a “Terra”, elevando corpo e mente, a prática de Aero Yoga, Flyfit, Yoga Suspenso®, Antigravity®, é a modalidade certa. Uma atividade dinâmica e lúdica. Mas, o que é o Yoga Aéreo? O Yoga Aéreo  é uma mistura de Yoga tradicional, Pilates e movimentos de dança , também com a possibilidade de trabalhar a pares, como no AcroYoga. Existem várias denominações para a prática do Yoga Aéreo , sendo que algumas são marcas registadas.  Todas elas são praticadas de uma maneira segura e estável, num pano ou tecido denominado de “hammock”, suspenso.  Tão resistente como envolvente, o tecido permite elevar-se sem riscos (estamos a 1 metro do chão), executar posturas acrobáticas coreografadas e desafiar as leis da gravidade, e tudo isso logo desde as primeiras sessões. Como funciona uma aula? É transportada no ar, trabalhando a sua postura, a coordenação, a respiração e isso em harmonia com o espaço. O movimento é libertado. Todo o corpo é solicitad

Vivência - Informação - Comemoração

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  "Explora a vida e o mundo, cria vivências e aprenda com elas. São elas que dão significado à nossa vida.” Vivência A palavra “vivência” tem como interpretação nos dicionários: “o processo ou a manifestação de estar vivo, experiência ou modo de vida.” Tendo eu um modo de vida baseado na saúde do corpo e da mente, foi um privilégio para mim ser convidada a partilhar as minhas “vivências” no Simply Flow. Site de referência neste momento na área de saúde, com partilha de informação credível e do máximo interesse para todos, fui convidada há cerca de um ano e meio para começar a escrever artigos relacionados com a área em que trabalho, nomeadamente Yoga. A experiência de pôr num papel toda a informação que eu possuí, desafiou-me e fez me sair da minha zona de conforto. Passar o conhecimento por escrito pode tornar-se limitativo para quem gosta de passar a informação verbalmente. Mas, aceitei o desafio de passar no papel o que eu considero conhecimento, informação e aprendizagem. Info