Yoga Sutra de PATANJALI



O texto compõe-se de 196 aforismos em quatro capítulos à cerca do Yoga para “libertar o praticante das transformações materiais e da morte” (sutra IV, 33) “devolvendo-o à sua natureza autêntica” (sutras IV, 34 e I, 3).

Os quatro capítulos são os seguintes:

1. Samāadhi Pāada - trata da definição do samadhi, que é um estado meditativo da mente, e dos processos para alcançar esse estado;

2. Sādhana Pāda - trata da prática que leva ao estado meditativo, e dos obstáculos que podem ser encontrados;

3. Vibhūti Pāda - trata dos resultados obtidos com a prática da meditação profunda (samyama), que são conhecimentos e habilidades especiais;

4. Kaivalya Pāda - trata do objetivo final do Yoga proposto nos Sutras, que é o estado de identificação do praticante com todo o Universo, produzindo o isolamento (Kaivalyam) que dá nome ao capítulo.

O Yoga ensinado nos Sutras é conhecido como Raja Yoga, Yoga Clássico ou Yoga do Samkhya. De fato é do Sistema Samkhya que os Sutras extraem a teoria que dá sustentação à sua proposta prática.

O mais celebrado comentário aos Sutras de Patanjali é conhecido como Mahabhashya, de autoria atribuída a Vyasa Deva (o mesmo autor do épico Mahabharata). Em que pesem as dúvidas sobre a identidade de seu verdadeiro autor, esse comentário é o mais autoritativo sobre os Sutras do Yoga.

Texto extraído e adaptado a partir de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yoga_Sutra

O Yoga Sutra data aproximadamente do séc. II A.E.C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dores articulares na menopausa, são normais?

Os beneficios do Treino da Fáscia

Yoga: Preparar o sistema imunitário para o Inverno