O que é o Yoga Fascial?

 






O Yoga, uma prática ancestral originária da Índia, tem cativado corações e mentes por séculos, proporcionando um caminho para a serenidade e equilíbrio. No entanto, uma nova abordagem tem emergido, prometendo uma experiência mais profunda e holística: o Yoga Fascial.

Ao contrário do Yoga tradicional, onde muitas vezes o foco está nos músculos e na flexibilidade, o Yoga Fascial explora o Sistema Fascial do corpo humano. Mas, o que é a fáscia? A fáscia é o tecido conjuntivo que envolve músculos, ossos e órgãos, desempenhando um papel crucial na estrutura e função do corpo.

 A Fascia é paradoxal. Ou seja, ela conecta e ao mesmo tempo aparentemente desconecta. Ela unifica tudo, mas simultaneamente distingue cada pormenor do nosso ser em cada dia.

No Yoga Fascial, a prática concentra-se em libertar tensões e restrições na fáscia, promovendo a mobilidade, elasticidade e equilíbrio. Ao envolver a mente e o corpo numa jornada de exploração consciente, esta abordagem tem como objetivo desbloquear não apenas a rigidez física, mas também as tensões emocionais e mentais.


Diferenças em relação ao Yoga tradicional

Enquanto o Yoga tradicional enfatiza posturas específicas (asanas) e técnicas de respiração (pranayama), o Yoga Fascial vai mais além, incorporando movimentos fluídos que visam direcionar a atenção para as camadas mais profundas do tecido fascial. Este foco não só melhora a flexibilidade, como também promove uma compreensão mais profunda da conexão entre diferentes partes do corpo.

No Yoga Fascial, a consciência da respiração não é apenas uma técnica isolada, é uma parte integrante de cada movimento. A respiração consciente auxilia na libertação de tensões armazenadas na fáscia, proporcionando uma experiência mais completa de conexão mente-corpo.

Outra distinção notável é a abordagem holística. Não se trata apenas de realizar posturas acrobáticas, mas, sim, de cultivar uma compreensão mais profunda do corpo como um todo. A prática encoraja uma consciência constante dos padrões de movimento, alinhamento postural e da interconexão de todas as partes do corpo.


Benefícios do Yoga Fascial

Os benefícios são diversos e vão além da flexibilidade física. Ao libertar as tensões na fáscia, a prática pode aliviar dores crónicas, melhorar a postura e aumentar a consciência corporal

A conexão entre respiração e movimento também oferece uma ferramenta poderosa na gestão do stress e ajuda a cultivar a calma interior.

Sem falar do rejuvenescimento do corpo, tendo em conta que, ao trabalharmos o tecido conjuntivo, estamos a renovar o nosso colágeno contribuindo para a renovação e regeneração celular.


Como incorporar o Yoga Fascial na sua prática?

Se já é praticante de Yoga tradicional, incorporar elementos do Yoga Fascial na sua rotina pode ser simples. Comece por dedicar alguns minutos a cada sessão para se concentrar em movimentos mais fluídos, explorando a amplitude de movimento e prestando ainda mais atenção à sua respiração. Progressivamente, introduza técnicas específicas de Yoga Fascial para uma experiência mais completa.


Uma jornada para a harmonia do corpo e da mente

Em suma, o Yoga Fascial é mais do que uma prática física; é uma jornada de autodescoberta que transcende as fronteiras do corpo e da mente. Ao mergulhar nesta abordagem, abrimos portas para uma compreensão mais profunda de nós mesmos, encontrando equilíbrio e harmonia ao longo do caminho.


(vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=oqrae86kV5s)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dores articulares na menopausa, são normais?

Os beneficios do Treino da Fáscia

Yoga: Preparar o sistema imunitário para o Inverno