Yogaterapia para insónias ... aqui vão umas dicas

Por Yoga Darshan Portugal





Alguns sintomas da insónia são a dificuldade em adormecer ou acordar frequentemente durante o sono . Deve-se verificar se existe outra causa para as insónias, como por exemplo a depressão, problemas cardíacos, tumor da tiroide e outras formas de cancro, entre outros que poderão provocar insónias.
Segundo a medicina Indiana Ayurveda as insónias estão ligadas a desequilíbrios de vata dosha, portanto excesso de vata.

Deve-se cultivar a “higiene do sono”, isto é, um estilo de vida que proporcione um sono relaxante.
 Vata está ligado ao elemento ar, Pita ao elemento fogo, e Kapha à terra e água. Qualquer pessoa pode ter um desequilíbrio de vata, independentemente do seu dosha, biótipo, predominante.

A chave para resolver as desordens do sono passa sobretudo por criar um estilo de vida saudável e “repetitivo” para ajudar a baixar vata. Os “vatas” são rápidos por natureza, agitados, com tendência para saltar rapidamente de uma situação para outra, não gostam de coisas repetitivas ou regulares. Muitas vezes comem fora de horas ou frequentemente saltam as horas das refeições.

Assim, configurar uma rotina  de yogaterapia pode passar pelo seguinte;

- Acordar todos os dias à mesma hora, mesmo no fim de semana.
- Prática de yoga suave ou com permanências longas. Nada de movimentos rápidos como na saudação ao sol.
- Khumbaka externo acalma o sistema nervoso, isto é, retenção após cada expiração, mas sem esforço exagerado. O CO2 é um sedativo natural, mas em demasia no corpo é prejudicial. Retenções ligeiras após cada expiração aumentam ligeiramente o CO2. Por outro lado, se o praticante hiperventilar (excesso de O2) é também prejudicial ao ser humano.
- Desacelerar o ritmo respiratório, prolongar as expirações, por exemplo no rácio 1:2 (exemplo: inspirar em 4 segundos e expirar em 8 segundos).
- Acordar com o nascer do sol faz aumentar os níveis de melatonina na corrente sanguínea.
- Muitas pessoas com insónias vêm televisão ou utilizam o computador até antes de se deitarem. Deve-se desligar estes aparelhos pelo menos 1 hora antes de se deitar.
- Ler um livro sem interesse ou entediante ajuda a baixar vata. Imagine o que seria  ler um livro de terror e a seguir deitar-se..... pelo menos ao ler um tema “desinteressante ou com pouco interesse” pode ajudar a abrir a porta para um sono reparador.
- A questão do café é subjetiva: há pessoas que dormem mesmo a beber café à noite e outras não. Tente perceber o efeitos das substancias excitantes  (rajas cria movimento) na sua mente.
-  Tomar um banho morno 1 hora antes de se deitar também é relativo: funciona para alguns e para outros não. Se for do biótipo pita não deve usar água quente. Faça um teste e veja como o seu corpo/mente reage.
- A dieta também é muito importante na questão da insónia. O que come regularmente é equilibrado ou há algo que pode provocar insónias? Consulte um especialista em nutrição. Vatas e pitas podem beber um copo de leite morno à noite, no entanto para a constituição kapha aumenta a mucosidade. Experimente durante algum tempo um leite diferente do da vaca. Se adicionar especiarias no leite já pode não ser bom para o pita (elemento fogo). Portanto, não existe 100% de certeza que o que faz bem a uma pessoa também faz bem a outra. Experimente, o seu corpo é o laboratório de testes.
- Posturas de yoga (yoga ásanas) de flexão (com suportes por exemplo) relaxam o sistema nervoso parassimpático, enquanto que as de extensão o estimulam.
- Savásana (a postura do cadáver) não é aconselhada pois pode logo adormecer...no chão, o que é contra producente.
- Meditação: depende muito do tipo de meditação e da experiencia da pessoa. Alguns estilos de meditação são estimulantes e não são nada relaxantes, como por exemplo visualização dos chackras à noite.
- Vai ao ginásio á noite ? o exercício cardiovascular sobe o calor corporal e tem efeito estimulante.
- Deve estar sem frio nos pés e nas mãos. Experimente massajar as solas dos pés com óleo de sésamo e calçar meias (ajuda a baixar vata).
- Criar na sua mente o samskara (impressão mental) de que a cama é para dormir e não para ver Tv, jogar Pc ou comer.
- Se está deitado há mais de trinta minutos e não adormece, levante-se. Vá ler um livro, por exemplo. È melhor do que cultivar um samskara de insónia.
- A pratica da respiração do umbigo e de brahmári tem efeito sedativo e relaxante antes de deitar.
- As repetições mentais  são mais poderosas que as repetições verbais (mantras)

Há pessoas idosas que sentem sono á tarde, logo a seguir ao almoço. Isto já é diferente do que vimos acima.

Consulte um Yogaterapeuta credenciado próximo de si para verificar qual destes itens o podem ajudar.

Lembre-se que a experiencia do outro é diferente, os complexos mente/corpo variam muito nas pessoas. Não se ponha a inventar nada. Acima estão descritas diversas ferramentas e isto não constitui de forma alguma um parecer científico, nem qualquer sugestão para a sua situação em particular.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dores articulares na menopausa, são normais?

Os beneficios do Treino da Fáscia

Yoga: Preparar o sistema imunitário para o Inverno